terça-feira, 16 de outubro de 2012

Entendendo um pouco mais sobre o Currículo na Educação Infantil


Construção do Currículo na Educação Infantil



Vamos refletir!?


Material para a efetivação de um Currículo eficiente e eficaz não falta; é preciso formar uma rede cooperativa para a construção e disseminação de um currículo de qualidade e que atenda às expectativas didático-pedagógicas de nossos alunos.

MAS DE QUEM É ESSA TAREFA?

Ela cabe somente a Escola? Cabe somente ao educador? Cabe a sociedade em geral?

Como futuros pedagogos não caberia a nós a tarefa de, com base nesses materiais riquíssimos, empregar nossos conhecimentos na busca da efetivação de uma educação de qualidade? Não somos nós os articuladores ideais para formação dessa rede cooperativa/colaborativa?

Modalidades de Currículo Escolar


De acordo com conhecimentos adquiridos nas aulas do Curso de Pedagogia da Unopar, o Currículo Escolar se divide em 03 (três) tipos/modalidades:
  • Currículo Formal - São aqueles que estão prescritos, ou seja, estão dispostos como materiais didáticos. São exemplos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI.
  • Currículo Oculto – São os conhecimentos adquiridos cotidianamente no espaço escolar, ou seja, não faz parte da ementa escolar, não é intencionalmente ensinado. Esse conhecimento é adquirido através da convivência dentro desse ambiente.
  • Currículo Nulo – Todo aquele conhecimento que a escola não repassa.

Conforme estudado, para interpretação currículo, é possível distingui-lo em seis fases do processo de construção curricular; são elas: Currículo prescrito, Currículo apresentado aos professores, Currículo moldado pelos professores, Currículo em ação, Currículo realizado e Currículo avaliado.

A construção de um Currículo Escolar esta baseado em leis e currículos formais e para sua construção efetiva deve haver uma articulação e cooperação grande e em todos os sentidos. Como exemplo para a efetivação dessa articulação pode-se citar: integração entre proposta pedagógica escolar com as Diretrizes nacionais da Educação, com Políticas Públicas de Educação do Estado, com práticas diárias, com a proposta pedagógica da escola, com a participação da comunidade na construção da matriz curricular escolar, com a socialização da proposta pedagógica escolar à comunidade, com a realização de práticas pedagógicas inclusivas, com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos nas práticas pedagógicas, com a articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do entorno escolar, etc.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sejam bem vindos!


Este BLOG tem por finalidade, abrir um novo espaço para o debate sobre o Currículo Escolar. Ele foi idealizado como requisito para obtenção de nota para algumas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná de Ensino - Unopar Virtual.
Ressaltamos que nosso intuito aqui é propiciar, tanto a equipe pedagógica e acadêmicos da Unopar, quanto à usuários em geral, à interação/reflexão e o aprofundamento de conhecimento sobre o Currículo Escolar do Ensino Fundamental. Contamos com a cooperação de todos e esperamos colaborativamente realizar um bom trabalho. 

       

Considerações iniciais sobre o Currículo Escolar



No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa <http://www.priberam.pt/> encontramos as seguintes descrições para a palavra Currículo: Descrição do conjunto de conteúdos ou matérias de um curso escolar ou universitário; Documento que contém os dados biográficos e os relativos à formação, conhecimentos e percurso profissional de uma pessoa.
Assim podemos concluir que o Currículo Escolar nada mais é do que um conjunto de padrões e regras que visam propiciar a articulação da experiência e do saber das crianças/alunos com os conhecimentos que visam promover o desenvolvimento integral das crianças a fim de que estas vivam e convivam em sociedade. Resumidamente o Currículo Escolar diz respeito sobre todas as atividades escolares através das quais os alunos/crianças aprendem.
E o que é a Escola? Quem faz parte da escola?
Também no Priberam encontramos a seguinte definição: Estabelecimento de ensino; Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos.
Para que as aprendizagens que os alunos realizam na escola sejam significativas, na medida em que tanto alunos quanto professores, devem estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos, a idealização do Currículo Escolar visa atender às expectativas, intenções e propósitos de aprendizagem das instituições de ensino.
A construção do conhecimento sobre os conteúdos escolares sofre influência das ações propostas pelo professor e pelos colegas, dessa forma, os educadores e a escola precisam estar atentos às diversas influências para que possam propor atividades que favoreçam a aprendizagens significativas. É visando essa aprendizagem significativa que surgiu o essa ferramenta tão importante (Currículo Escolar) e é sobre ela que falaremos a partir da criação desse blog. Assim desejamos compartilhar saber e formar uma rede cooperativa de conhecimento sobre esse tema, conforme ilustra a imagem acima.