terça-feira, 16 de outubro de 2012
Vamos refletir!?
Material
para a efetivação de um Currículo eficiente e eficaz não falta; é preciso
formar uma rede cooperativa para a construção e disseminação de um currículo de
qualidade e que atenda às expectativas didático-pedagógicas de nossos alunos.
MAS DE QUEM É ESSA TAREFA?
Ela cabe somente a Escola? Cabe somente ao educador? Cabe a sociedade em geral?
Como
futuros pedagogos não caberia a nós a tarefa de, com base nesses materiais
riquíssimos, empregar nossos conhecimentos na busca da efetivação de uma
educação de qualidade? Não somos nós os articuladores ideais para formação dessa rede cooperativa/colaborativa?
Modalidades de Currículo Escolar
De
acordo com conhecimentos adquiridos nas aulas do Curso de Pedagogia da Unopar,
o Currículo Escolar se divide em 03 (três) tipos/modalidades:
- Currículo Formal - São aqueles que estão prescritos, ou seja, estão dispostos como materiais didáticos. São exemplos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI.
- Currículo Oculto – São os conhecimentos adquiridos cotidianamente no espaço escolar, ou seja, não faz parte da ementa escolar, não é intencionalmente ensinado. Esse conhecimento é adquirido através da convivência dentro desse ambiente.
- Currículo Nulo – Todo aquele conhecimento que a escola não repassa.
Conforme estudado, para interpretação currículo, é possível distingui-lo em
seis fases do processo de construção curricular; são elas: Currículo prescrito,
Currículo apresentado aos professores, Currículo moldado pelos professores, Currículo
em ação, Currículo realizado e Currículo avaliado.
A
construção de um Currículo Escolar esta baseado em leis e currículos formais e
para sua construção efetiva deve haver uma articulação e cooperação grande e em
todos os sentidos. Como exemplo para a efetivação dessa articulação pode-se
citar: integração entre proposta pedagógica escolar com as Diretrizes nacionais
da Educação, com Políticas Públicas de Educação do Estado, com práticas
diárias, com a proposta pedagógica da escola, com a participação da comunidade
na construção da matriz curricular escolar, com a socialização da proposta
pedagógica escolar à comunidade, com a realização de práticas pedagógicas
inclusivas, com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos nas práticas
pedagógicas, com a articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do
entorno escolar, etc.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Sejam bem vindos!
Este
BLOG tem por finalidade, abrir um novo espaço para o debate sobre o Currículo
Escolar. Ele foi idealizado como requisito para obtenção de nota para algumas
disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná de Ensino -
Unopar Virtual.
Ressaltamos que nosso intuito aqui é
propiciar, tanto a equipe pedagógica e acadêmicos da Unopar, quanto à usuários
em geral, à interação/reflexão e o aprofundamento de conhecimento sobre o
Currículo Escolar do Ensino Fundamental. Contamos com a cooperação de todos e
esperamos colaborativamente realizar um bom trabalho.
Considerações iniciais sobre o Currículo Escolar
No
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa <http://www.priberam.pt/>
encontramos as seguintes descrições para a palavra Currículo: Descrição do
conjunto de conteúdos ou matérias de um curso escolar ou universitário;
Documento que contém os dados biográficos e os relativos à formação, conhecimentos
e percurso profissional de uma pessoa.
Assim
podemos concluir que o Currículo Escolar nada mais é do que um conjunto de
padrões e regras que visam propiciar a articulação da experiência e do saber
das crianças/alunos com os conhecimentos que visam promover o desenvolvimento
integral das crianças a fim de que estas vivam e convivam em sociedade.
Resumidamente o Currículo Escolar diz respeito sobre todas as atividades
escolares através das quais os alunos/crianças aprendem.
E
o que é a Escola? Quem faz parte da escola?
Também
no Priberam encontramos a seguinte definição: Estabelecimento de ensino; Conjunto
formado pelo professor e pelos discípulos.
Para
que as aprendizagens que os alunos realizam na escola sejam significativas, na
medida em que tanto alunos quanto professores, devem estabelecer relações entre
os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos, a
idealização do Currículo Escolar visa atender às expectativas, intenções e
propósitos de aprendizagem das instituições de ensino.
A
construção do conhecimento sobre os conteúdos escolares sofre influência das
ações propostas pelo professor e pelos colegas, dessa forma, os educadores e a
escola precisam estar atentos às diversas influências para que possam propor
atividades que favoreçam a aprendizagens significativas. É visando essa
aprendizagem significativa que surgiu o essa ferramenta tão importante (Currículo
Escolar) e é sobre ela que falaremos a partir da criação desse blog. Assim
desejamos compartilhar saber e formar uma rede cooperativa de conhecimento
sobre esse tema, conforme ilustra a imagem acima.
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