segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Considerações iniciais sobre o Currículo Escolar



No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa <http://www.priberam.pt/> encontramos as seguintes descrições para a palavra Currículo: Descrição do conjunto de conteúdos ou matérias de um curso escolar ou universitário; Documento que contém os dados biográficos e os relativos à formação, conhecimentos e percurso profissional de uma pessoa.
Assim podemos concluir que o Currículo Escolar nada mais é do que um conjunto de padrões e regras que visam propiciar a articulação da experiência e do saber das crianças/alunos com os conhecimentos que visam promover o desenvolvimento integral das crianças a fim de que estas vivam e convivam em sociedade. Resumidamente o Currículo Escolar diz respeito sobre todas as atividades escolares através das quais os alunos/crianças aprendem.
E o que é a Escola? Quem faz parte da escola?
Também no Priberam encontramos a seguinte definição: Estabelecimento de ensino; Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos.
Para que as aprendizagens que os alunos realizam na escola sejam significativas, na medida em que tanto alunos quanto professores, devem estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos, a idealização do Currículo Escolar visa atender às expectativas, intenções e propósitos de aprendizagem das instituições de ensino.
A construção do conhecimento sobre os conteúdos escolares sofre influência das ações propostas pelo professor e pelos colegas, dessa forma, os educadores e a escola precisam estar atentos às diversas influências para que possam propor atividades que favoreçam a aprendizagens significativas. É visando essa aprendizagem significativa que surgiu o essa ferramenta tão importante (Currículo Escolar) e é sobre ela que falaremos a partir da criação desse blog. Assim desejamos compartilhar saber e formar uma rede cooperativa de conhecimento sobre esse tema, conforme ilustra a imagem acima.


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