terça-feira, 16 de outubro de 2012
Vamos refletir!?
Material
para a efetivação de um Currículo eficiente e eficaz não falta; é preciso
formar uma rede cooperativa para a construção e disseminação de um currículo de
qualidade e que atenda às expectativas didático-pedagógicas de nossos alunos.
MAS DE QUEM É ESSA TAREFA?
Ela cabe somente a Escola? Cabe somente ao educador? Cabe a sociedade em geral?
Como
futuros pedagogos não caberia a nós a tarefa de, com base nesses materiais
riquíssimos, empregar nossos conhecimentos na busca da efetivação de uma
educação de qualidade? Não somos nós os articuladores ideais para formação dessa rede cooperativa/colaborativa?
Modalidades de Currículo Escolar
De
acordo com conhecimentos adquiridos nas aulas do Curso de Pedagogia da Unopar,
o Currículo Escolar se divide em 03 (três) tipos/modalidades:
- Currículo Formal - São aqueles que estão prescritos, ou seja, estão dispostos como materiais didáticos. São exemplos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI.
- Currículo Oculto – São os conhecimentos adquiridos cotidianamente no espaço escolar, ou seja, não faz parte da ementa escolar, não é intencionalmente ensinado. Esse conhecimento é adquirido através da convivência dentro desse ambiente.
- Currículo Nulo – Todo aquele conhecimento que a escola não repassa.
Conforme estudado, para interpretação currículo, é possível distingui-lo em
seis fases do processo de construção curricular; são elas: Currículo prescrito,
Currículo apresentado aos professores, Currículo moldado pelos professores, Currículo
em ação, Currículo realizado e Currículo avaliado.
A
construção de um Currículo Escolar esta baseado em leis e currículos formais e
para sua construção efetiva deve haver uma articulação e cooperação grande e em
todos os sentidos. Como exemplo para a efetivação dessa articulação pode-se
citar: integração entre proposta pedagógica escolar com as Diretrizes nacionais
da Educação, com Políticas Públicas de Educação do Estado, com práticas
diárias, com a proposta pedagógica da escola, com a participação da comunidade
na construção da matriz curricular escolar, com a socialização da proposta
pedagógica escolar à comunidade, com a realização de práticas pedagógicas
inclusivas, com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos nas práticas
pedagógicas, com a articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do
entorno escolar, etc.
Assinar:
Postagens (Atom)