terça-feira, 16 de outubro de 2012

Modalidades de Currículo Escolar


De acordo com conhecimentos adquiridos nas aulas do Curso de Pedagogia da Unopar, o Currículo Escolar se divide em 03 (três) tipos/modalidades:
  • Currículo Formal - São aqueles que estão prescritos, ou seja, estão dispostos como materiais didáticos. São exemplos os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI.
  • Currículo Oculto – São os conhecimentos adquiridos cotidianamente no espaço escolar, ou seja, não faz parte da ementa escolar, não é intencionalmente ensinado. Esse conhecimento é adquirido através da convivência dentro desse ambiente.
  • Currículo Nulo – Todo aquele conhecimento que a escola não repassa.

Conforme estudado, para interpretação currículo, é possível distingui-lo em seis fases do processo de construção curricular; são elas: Currículo prescrito, Currículo apresentado aos professores, Currículo moldado pelos professores, Currículo em ação, Currículo realizado e Currículo avaliado.

A construção de um Currículo Escolar esta baseado em leis e currículos formais e para sua construção efetiva deve haver uma articulação e cooperação grande e em todos os sentidos. Como exemplo para a efetivação dessa articulação pode-se citar: integração entre proposta pedagógica escolar com as Diretrizes nacionais da Educação, com Políticas Públicas de Educação do Estado, com práticas diárias, com a proposta pedagógica da escola, com a participação da comunidade na construção da matriz curricular escolar, com a socialização da proposta pedagógica escolar à comunidade, com a realização de práticas pedagógicas inclusivas, com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos nas práticas pedagógicas, com a articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do entorno escolar, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário